Nossos Símbolos

Os Batistas Brasileiros adotam como principal distintivo a imagem do peixe, ícone comum a todos os grupos evangélicos comprometidos com a mensagem da graça salvadora. O peixeestá para a graça assim como a cruzestá para o sacrifício e a pomba e achama para o carisma.
O Peixe - ΙΧΘΥΣ
ichthüs, peixe em grego, era  também, na Antiguidade, uma cifra de Iésous Christós Theón üiós Sóter que quer dizer: Jesus Cristo  Filho de Deus o Salvador. É por isso que a Convenção Batista Brasileira,CBB, usa como marca o peixe estilizado com as cores da bandeira do Brasil.
A Bandeira cristã tem sido símbolo dos batistas brasileiros há mais de um século. Tendo chegado ao Brasil através dos primeiros missionários dos EUA. O ideal batista da universalidade da fé é expresso pelo globo e a Bíblia. Um fato curioso é que a imagem da cruz não foi utilizada na caracterização do livro no Brasil. A cruz como símbolo do sacrifício de Cristo sempre foi evitada em trabalhos batistas no Brasil do séc.XIX e até meados do séc.XX.
A Bandeira Cristã
A explicação dessa ausência da cruz é justamente o centro da mensagem pioneira no Brasil. A pregação era focada na conversão do crente como ato de fidelidade à Palavra de Deus em resposta a seu amor, e não pelo sentimento de culpa pelo sofrimento físico de Jesus. Isto pode-se observar em relatos missionários de pioneiros no campo brasileiro que tiveram como primeiros cooperadores ex-padres e religiosos, ou seja, pessoas que já conheciam a história de Cristo e buscavam ser mais fiéis aos ensinamentos bíblicos.
Um dos mais conhecidos símbolos cristãos, a cruz, não é no entanto o seu símbolo mais antigo. Pelo menos como imagem, este símbolo demorou a ser utilizado apesar das ilustrações de S. Paulo da cruz como distintivo da Igreja em suas epístolas. Paulo apresenta o  martírio de Cristo como sinal de orgulho e não de vergonha para os crentes. I Cor. 1.17,18; Gl. 5.11; Gl 6.12,14; Ef. 2.16; Fp. 2.8; Fp. 3.18; Cl. 1.20; Cl. 2.14. A Cruz de Cristo como símbolo de toda a cristandade é justo, porém o símbolo do sacrifício remidor de Jesus é subutilizado pelos batistas. A cruz tem significação central nos cultos  cristãos que se baseiam no sacrifício do Salvador pela humanidade.
A Cruz
cruz
No no caso Batista Brasileiro, esta relação se altera sensivelmente, já que não existem sacramentos, só há a rememoração.A Igreja Batista Memorial leva este nome por esta razão, assim, o peixe passa a ser mais central na mensagem evangélica do que a cruz.
GUINSBURG, Salomão. Um Judeu Errante no Brasil. Casa Publicadora Batista, RJ, 1970.
http://www.batistas.org.br
Um Fato curioso é que ao autorizar a pregação evangélica no Brasil, D. Pedro II solicitou que as igrejas evangélicas não ostentassem cruzes no seu exterior para se distinguirem das Igrejas Católicas Romanas.
A pomba é um símbolo muito antigo e tem referencias em muitas culturas. Foi uma pomba que confirmou o fim do dilúvio para Noé em Gênesis 8.8-12. Porque nunca se perde a pomba é símbolo da fidelidade, da pureza e da esperança. No Velho Testamento a pomba também foi usada como símbolo negativo em termos como pomba confusa (Oséias 7.11), referindo-se ao povo israelita que perdera sua única qualidade, a fidelidade a Deus. Em Cantares de Salomão (2.14; 5.2; 6.9) a pomba é símbolo da sensualidade feminina quando sua fragilidade provoca a proteção masculina. Pombas brancas imaculadas eram oferecidas como sacrifício no Templo pelos judeus que não podiam pagar por um cordeiro. No Novo Testamento, o Espírito Santo de Deus é descrito como uma pomba ao repousar sobre Jesus Cristo depois de seu batismo.
A Pombapomba
Esta comparação acabou fazendo que na tradição cristã, o Deus Espírito fosse representado figurativamente por uma pomba, a despeito da sutileza das narrativas em Mateus 3.16; Marcos 1.10; Lucas 3.22 e João 1.32. Na verdade, a descida do Divino Espírito Santo pode ser muito mais associada à narrativa do pentecostes que a uma pomba real repousando sobre o Senhor Jesus Cristo. Sua simbologia real é relacionada com a anatomia do pouso de uma pomba, isto é, com o peito arredondado para baixo e a cabeça e as asas como pontas para cima, o que pode-se associar às línguas repartidas de Atos 2.3. Por isso, tradicionalmente o símbolo da pomba não é usado pelos batistas, mas por grupos evangélicos que baseiam sua mensagem no carisma e no avivamento, não na suficiência graça salvadora.
Abaixo seguem-se bandeiras e distintivos das organizações missionárias da Convenção Batista Brasileira.
União Masculina Missionária Batista do BrasilUnião Feminina Missionária Batista do Brasil
União de Homens BatistasMulheres Cristãs em Ação
Grupo de Ação MissionáriaJovens Cristãs em Ação
Embaixadores do ReiMensageiras do Rei
Amigos de Missões